Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Segredo

 Por  Anderson Tomio
cubomagico
Que segredo carrego em mim, que segredo carregas em você?
Há tantos falando nele, há muitos se perguntando, como, onde, porque?
Eu tenho um segredo, e quem não tem?
Porém o meu segredo, não é mais segredo quando eu mesmo descobri em mim onde ele estava.
Comecei a analisar, a vida, os meus dias e fui chegando há uma conclusão.
Primeiro comecei rever,quem sou, o que eu fazia, quais minhas origens. Anotei tudo, tentei não deixar escapar nenhum detalhe.
Depois, continuei. Passei então a descrever, minhas tarefas, o que eu faço,como faço, onde trabalhei,onde trabalho agora. Essa etapa também não foi fácil,porque são coisas de tempo.
Mas não me intimidei pelas memórias, continuei a tecer “ minha colcha”, minha vida.
Passado algum tempo nesse regate de memorias, me senti feliz.
Percebi o quanto já tinha feito e continuava a fazer. Me dei conta de ser útil.
Parece engraçado,mas não é sempre que percebemos isso, de nós mesmos. E então só reclamamos.
Mas ainda faltava uma parte, eu precisava descrever, analisar os fatos que me levaram até aquele momento de vida. Eu não tinha encontrado com toda certeza de ser, o segredo, uma coisa que fizesse eu crer ser a mola que tinha me impulsionado até então.
Queria saber. E o que isso poderia mudar minha vida? Não seria uma constatação de momento?
Não era certo, a essa altura da analise, pensar assim, que o momento já se fora, se não, não chegaria ao fim. Eu precisava prosseguir.
Já havia refletido bastante, mas o que não tinha analisado mesmo, foi o meu eu interior.
Porque já sabia de minhas origens, de meus trabalhos, do que realizara com o tempo.
Mas era preciso, fazer agora uma viagem interna, buscar meu interior. Perceber o que penso, como ajo, analisar meu caráter.
E comecei. Fui pontuando, isso, aquilo. Fui percebendo o que acho certo, o que acho errado, as coisas que me fazem feliz, e o que me deixa triste ou indignado. Tinha também que encontrar o
meu senso de justiça. A base da moralidade.
Foi nesse ponto que abri uma nova porta. E sabe donde fui parar?
Na minha base, nos meus princípios morais, revelei minha formação moral.
Só então me dei conta de uma coisa. Que somos indivíduos autônomos, que agimos por vontade própria, mas que uma coisa nos norteia o tempo todo. É atemporal, é a família.
A base de tudo. Seja ela como for, de muitas maneiras constituída, mas a família nos forma, nos põe nos “trilhos”. Nesse ponto, é por conta e risco de cada um. Nos tornamos independentes, como dizem “aprendemos a voar” e com muita certeza passaremos a agir com base no que aprendemos na família.
Você pode estar se perguntando, “quanto rodeio até chegar nesse ponto?”.
Mas meu objetivo era fazer ao menos você refletir sobre uma vida, sobre você.
Já e dito há muito tempo “A família é a base de tudo!”
E nisso só agradeço a minha. Severa, conservadora, com pontos positivos e outros nem tanto, mas é minha, é única, é dela quem vim, é nela que vivo, enfim é a família que eu amo.
É em vão acreditar que a dos outros ou a do vizinho é melhor. Pense! Se a sua não vai bem, jamais irás expor os pontos negativos, deixaras a mostra os positivos e isso fara com que acreditem que sua família seja perfeita. Por isso podemos achar que a do vizinho é melhor, mas todas sejam quais forem tem seus problemas, tem suas qualidades, tem o “cordeirinho” e a famosa “ovelha negra”.
Falando em ovelha negra, já percebeu que sempre achamos que somos nós? Quer ver isso, relembre os momentos de revolta, de conflito. Pronto! Sobrou pra você....Mas não é essa a questão agora. O que quero dizer é que o verdadeiro segredo, está no amor. Na base de nossa vida. Somos quem somos devido há isso. Esse ditado que “pau que nasce torto, morre torto” já era. Amor, atenção, dialogo, endireitam muito. Somos resilientes, reagimos ao meio. Somos fruto dele. Ou seja, pra mim, o grande segredo da vida, do presente e do nosso futuro, passa por uma só instituição. A família. Seja ela como for....é única. É base! Se nela tiver uma gota de bondade podemos fazer um oceano. Porque o que precisávamos era essa gota. Com ela a semente germina. E vale lembrar....que sejamos “árvores de bons frutos” e não “arbustos espinhosos”.
Seja feliz!
____________________________________________
Imagem:piauinet.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Anderson, parabéns pelo blog, pelos excelentes textos! Vou fazer daqui um de meus cantinhos virtuais!
    Reflexão sobre nossa vida é indispensável para atitudes maduras!
    Família, nossa base!
    Ótimas abordagens em seu texto. Linda Citação de Pessoa ( O Livro do Desassossego).
    Continue espalhando luz do esclarecimento aos que necessitam!
    Um grande abraço e quando puder visite meu espaço:
    http://divaedevaneios.blogspot.com/

    ResponderExcluir