Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Continuidade…

Anderson Tomio

 

doacao-chamada

Continuarei…

Mesmo quando  for chamado

e a hora estiver batendo a minha porta,

respeitarei o que estava pra mim planejado,

partirei.

De mim, irei deixar o que fui,

o que fiz, imagens e palavras.

E partirei.

Estarei abrindo um novo capitulo,

escrevendo uma nova história,

seguindo para a luz.

Buscarei crescimento,

quisera ser levado a uma clinica,

quisera ser levado ao aprendizado.

Mas o que deixarei aqui,

além de poucas recordações?

Deixarei um pouco mais,

deixarei vida, me tornarei vida.

Meu coração baterá em um peito desconhecido,

sentirá amor  e viverá.

Minhas córneas verão à luz,

nos olhos que ofuscavam a claridade.

Outros tantos, rins, fígado, pulmão, pele,

farão parte distante, mas do próximo,

que terá vida, quando a minha

resolver cessar.

Ser vida, ter vida,

doar vida e ser amor.

Continuar viver…

__________________________

escrita em 01/11/2010 – 21:50 h

___________________________

 

TIRE SUAS DÚVIDAS

1. Como posso ser doador?

Hoje, no Brasil para ser doador não é necesário deixar nada por escrito, em enhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após a autorização familiar.

2. Que tipos de doadores existem?

Doador Vivo - qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei parentes até 4ºgrau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador cadáver - São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).
A Retirada dos órgãos é realizada em um centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

3. Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?

Coração, pulmão, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.

4. Para quem vão os órgãos?

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

5. Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?

Não existe dúvida quanto ao diagnóstico.
O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pleo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com comprovação de um exame complementar.

6. Após a doação o corpo fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como outra qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

Informações sobre doações de órgãos e tecidos.

______________________________________

Dados e informções – Fonte:http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=4634

"Seja um doador e só assim serei feliz, bem feliz" é o slogan este ano da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, lançada pelo Ministério da Saúde com foco nos receptores de órgãos. O objetivo é fomentar na sociedade a discussão sobre a importância da doação de órgãos e estimular as pessoas para que informem aos familiares seu desejo de ser doador.
O ministério anunciou investimentos e medidas para o setor que - acredita - devem resultar no crescimento entre 15% a 20% da quantidade de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as medidas anunciadas, criação de 80 novos leitos para transplante de medula óssea, capacitação de profissionais e implementação de centros para transplante de córnea, ossos e pele.
Em 2009, foram feitos 20.253 transplantes de órgãos sólidos, córnea e medula óssea pelo SUS, um aumento de 59,2% em relação a 2003, que registrou 12.722 procedimentos. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 60 mil brasileiros aguardam na fila por transplantes. Um único doador pode salvar ou melhorar muitas vidas, já que são vários os órgãos que podem ser transplantados.
Consuelo Bueno Diniz Adán, do Banco de Olhos do Departamento de Oftalmologia da Unifesp, ressalta que os familiares também precisam ter conhecimento do desejo do parente em vida, para que não se perca tempo ou haja desgaste durante o processo de doação. Segundo ela, até mesmo os tecidos descartados para transplantes são utilizados pela instituição para pesquisa e isso contribui muito para novos tratamentos.
Número de transplantes no Brasil - Só no primeiro semestre deste ano, o número de transplantes de órgãos sólidos chegou a 2.367: 99 transplantes de coração; 663 de fígado; 34 de pulmão; 1.486 de rim; 32 de pâncreas; 53 de rim e pâncreas. A quantidade é 16,4% maior que o número de procedimentos realizados no mesmo período do ano passado (2.033 transplantes).
Em São Paulo, um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que o número de doações de órgãos cresceu 29,6% neste ano em comparação ao ano passado. Em 2010 já foram realizados 1.696 transplantes de órgãos (com 635 doadores), enquanto em 2009 foram 1.376 (490 doadores).

Tire suas dúvidas

Para ser doador - não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador. Compete à família autorizar a retirada.
Doador vivo - qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique sua própria saúde e seja compatível com a pessoa que vai receber o órgão. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau (pais, filhos, irmãos, avós, netos, tios e primos) além dos cônjuges podem ser doadores. Para os não parentes, somente com autorização judicial.
Doador falecido- são pacientes com morte encefálica, que é a definição legal de morte para a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. O diagnóstico é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Para constatá-la são realizados exames clínicos que confirmem não haver mais reflexos de tronco encefálico. E, antes de ser declarada, todos os procedimentos e tentativas de recuperar o paciente são executados, até que não haja nenhuma chance de recuperação da vida.
O que pode ser doado - coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino e rins. Também tecidos como córnea, veias, ossos e tendões. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Os beneficiados - pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Tempo de duração do órgão

Córneas - As córneas podem ser retiradas até seis horas após o óbito ou 24 horas se o corpo estiver em refrigeração.
Coração- A atividade pode ser mantida por mais de 24 horas em um paciente com morte encefálica e até quatro horas fora do corpo.
Fígado- Em condições adequadas, o órgão pode ser mantido fora do organismo por até 20 horas.
Pulmão- Os cuidados com o paciente que entrou em morte encefálica devem ser imediatos, pois o órgão pode se infectar e deteriorar com extrema rapidez. Além disso, é possível manter um pulmão íntegro fora do corpo durante, no máximo, oito horas.

Doação de olhos

A doação pode ser de córneas e do globo ocular (parte branca). Em quem fez cirurgia de miopia, o que vai  determinar se pode ou não pode ser doador é o tipo de cirurgia e a qualidade do tecido.
A idade mínima para doação depende das normas de cada Banco de Olhos, geralmente a partir de 2 anos. A máxima é 80 anos, definida por lei. No caso de olhos, o banco pode fazer a captação em clínicas e também residências, sempre com a ciência da Central Estadual de Transplantes e por meio de funcionários credenciados pelos bancos de captação.
Quando os tecidos são captados, processados, armazenados e transportados nas condições ideais, podem aguardar por um receptor por até 14 dias, ou ser doado para um paciente de outra cidade do estado.
"Todos os dias pessoas ingressam na fila, esperando por um transplante. Temos que considerar o descarte por sorologias ou qualidade do tecido. Se as doações diminuem, o tempo de espera aumenta, o que significa sofrimento para aqueles que estão na fila", informa Consuelo Adán.

Medula óssea

O Brasil é hoje o terceiro maior banco de dados de medula óssea no mundo, com 1,7 milhão de doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha. Entretanto, a chance de se encontrar um doador compatível fora da família é de uma em 100 mil.
Segundo o Ministério da Saúde, 1.200 pessoas aguardam na fila por um transplante e, de acordo com a Associação da Medula Óssea (AMEO), mais de 60% dos pacientes que necessitam do transplante não possuem familiares compatíveis e buscam um tecido adequado no banco de doadores do INCA.
Muita gente faz confusão entre medula óssea e medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Já a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Para o doador, o ato representará apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

________________________________________

3 comentários:

  1. Anderson passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abrçao e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Anderson Tomio -Junto & Misturado
    _________
    PRAZERRRRRRRRRRRRRRRRR!!!
    Q bom conhecer vc
    ver seus Escritos

    DOAçÃO___Ótimo Assunto!

    VOLTAREI p/ Ler melhoe e VER!!!
    bjs
    BOA NOITE!!!

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça, vim também conhecer o Blog ( como os dois amigos de cima!). E AMEI. Assuntos variados, bem escritos. E quanto à poesia sobre doação de órgãos, só tenho que te parabenizar.Sigo-te.Espero que vc conheça meu espacinho também! Bjs e sucesso sempre. :))

    ResponderExcluir