Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As redes socias X redes de vida

Por Anderson Tomio

O pouco tempo que faço parte da rede social Twitter, mas me deixou bastante surpreso, pela sua repercussão no meio que os ‘@’ arrobas por lá cadastrados  e para os que ainda não o utilizam causam em nossas vidas.

Sendo uma ferramenta de socialização entre pessoas, com o tempo o cerco vai se fechando. Processo natural, como tudo em nossa vida. Quem disse que os opostos se atraem, no que se refere ao TT, como também é conhecido o Twitter, está enganado. As pessoas vão se indicando, vão se aglomerando entre seguidores (followers) ou em seguidos (following).

Até ai nenhuma novidade pra quem já utiliza essa rede social para fazer novos amigos ou mesmo para divulgar o seu trabalho e ainda produtos. Coisa comum num território “livre” das redes e mesmo da rede mundial de computadores, a nossa famosa INTERNET, carinhosamente chamada por mim e outros milhões de “NET”.Por se tratar como livre, a internet está sujeita a tudo e a todos, como dizem por ai, numa dessas frases prontas. Mas infelizmente, terei de concordar com o conteúdo da frase. Estou presenciando várias coisas por esta rede. Sejam elas boas ou mesmo ruins. Sugiro neste caso, além de um ótimo antivírus, que você instale em você um “peneirometro”, e comece a “peneirar” o que lê, ouve e escreve. Seja isso no que vem e mais ainda ano que vai para a rede. Não ficam de fora as agressões escritas, quase verbais, pela sonoridade que alcançam ao serem lidas. Coisas de todo tipo. Não sendo o estudioso da raça humana, fica uma dúvida muito grande: Porque o ser humano enfatiza tanto o lado negativo das pessoas que os cercam quando deveriam fazer muito mais sobre as coisas positivas?Sinceramente não saberia responder com precisão, mas arrisco um palpite: Seria pelo fato de que na sociedade que vivemos a competição é comum e muitas vezes involuntária no cotidiano?Nessa resposta, pergunta, fica claro o que penso. Acredito ser por isso. Prefiro não ir além, nem mesmo radicalizar. Mas a depreciação do outro, colocando-o em níveis baixos de “status” deve ser arma de defesa para quem não tem como arma a coerência ao uso de idéias para o bem e fatos bons que possam se destacar em meio aos demais. É de entristecer, quem tem ainda amor  no coração, quando se depara com insultos, humilhações de qualquer natureza, seja ela por raça, credo, pensamento, filosofia, idade,  sexo, entre tantos. Isso ocorre porque é raro nos colocarmos no lugar do outro, sempre achamos que o que nos fere é maior do que o ferimento que podemos causar. Não sei o que falta nas pessoas de modo geral. Mas ouso afirmar que a alto estima é pra poucos. Quando estamos bem, nos sentimos assim, nos olhamos no espelho e nos sentimos a pessoa mais bela, não há o porquê cometer tais atos de mal gosto, porque nos sentimos soberanos. Agora quando não estamos bem, acredito que agredir o outro me dará garantia de espaço, porque ele sendo mais fraco, mais feio, mais ignorante, mais ridículo do que eu possa ser, estarei acima. Que grande erro! Nada se sustenta no ar por muito tempo, nem mesmo um balão de gás, que ao chegar ao topo das camadas atmosféricas, inicia sua drástica queda. Porque querer ser mais? Porque querer subir tanto e correr o risco de cair? Com a constância e a plenitude de voo, não será mais fácil permanecer no ar por maior tempo?A meu ver, que resumo da vida. É natural querermos evoluir, querermos aprender, mas porque achar natural o fato de subestimar o outro que também assim como cada um, também anseia “voar”.

Realmente uma pena, fazer uma análise e ter à conclusão de que estamos sempre à beira do abismo, que o próximo passo nem sempre damos por conta própria, podemos ser empurrados. Que sejamos empurrados, mas só aproveitaremos pra plainar e ver tudo e cima, se tivermos colocado nas asas a leveza da vida. Se insistimos em colocar pesos de atitudes erradas, o chão será todo nosso. Perderemos o voo, perderemos a vida! Aqui ainda cabe lembrar os  casos em que é melhor viver a vida do outro, do que viver a sua própria. Puro engano, total descontrole e desespero. É olhar no espelho e não se reconhecer, é por uma música e ouvir outra, é querer doce e ter salgado. Nada é seu, nem mesmo o tempo que fica a cultivar o que é do outro, quando na verdade você poderia estar aprendendo com ele.

APRENDIZADO – Que bela palavra, resumo do que é a vida. Nascemos para este mundo, totalmente virgens, um livro vazio, onde cada um escreverá sua história. Certo? Certo, mas e as redes sociais? Não preciso, me ater somente nelas agora, saímos do micro mundo, ganhamos o macro mundo. Somos seres reais, vivos, pensantes e atuantes em sociedade.Temos passaporte além das fronteiras, sejam elas virtuais ou reais do mundo. E essas fronteiras norteiam nossa vida.Hora somos @ (arroba) horas somos CPF (cadastro de pessoa física), mas o tempo todo somos eu, você, como pessoas reais, como agentes do mundo.Porque não utilizar o que já temos, a vida, as ferramentas em ser @ e CPF e mudarmos algo a partir de nosso quintal, a partir de nossa tela, da nossa vida?

Uma coisa que carrego comigo, a escola da vida ensina tanto. O que vimos pela tela do computador, pela janela de nossa casa, o que ocorre em nossa sala e mesmo aos banais fatos do seu espaço intimo, do escritório pessoal ou no seu quarto, tudo fará de você outro ser. As linhas do seu livro, estão em constante impressão. Cabe somente a você a cor e o teor do que será impresso. Que as mazelas da modernidade, da sociedade, possam ser matérias a serem estudadas, conteúdos aprendidos em sua vida. Tire isso de letra!  Seja feliz!  A felicidade só se faz presente na vida de quem a conhece de perto! Não lide com ela como uma desconhecida, porque nem sempre demos espaço a quem não conhecemos. E ai o ciclo se repete, passamos a competir com a nossa própria felicidade. Nossos atos provarão se lutamos com ela ou se caminhamos de mãos dadas. Tudo bem que dizem que a felicidade é feita de momentos, mas a vida pode ser um momento feliz. Esse momento pode durar alguns poucos minutos de vida corpórea, mas pode durar uma eternidade se assim fizermos a partir de agora. Não fique competindo com a felicidade, nem tente tirar ela de outra pessoa, estenda a mão e caminhe junto. Isso basta para que a felicidade lhe conheça e queira ter você como melhor amigo.

_______________________________

6 comentários:

  1. Gosto da maneira como você pensa. Também é incrível e estranho como a internet é importante para nossa vida cotidiana

    ResponderExcluir
  2. bjssssssssssssssssss
    de
    BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
    DIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    PS___Não vivo mais sem Redes Sociais

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    ótimo blog, curti o post!

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. a very good post !
    I liked your vision !
    :))

    Bye**

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto!
    Escreve de uma maneira diferente, e bom ler-te.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, muito reflexivo!!!
    Adorei seu espaço, te achei por aí pela net, rs
    Bjs
    Mila

    ResponderExcluir