Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tudo sob controle!

Por AndersonTomio

razao e emoçao_thumb[5]

As emoções comandam nosso cotidiano,disso não tenho mais duvida faz tempo. É como se a cada momento nosso corpo fosse atualizado pelo que estamos vivendo, e assim é, com as emoções. Estas que regem o nosso comportamento fazendo muitas vezes um turbilhão. Horas estamos bem, com bom humor, alegres, radiantes e  com disposição pra escalar uma montanha, porém  hora estamos também depressivos, mal humorados e somente com vontade de isolar-se de tudo e de todos ou até mesmo de descontar tudo num ato impensado. Enfim, somos humanos e o que difere a nossa de outras raças é justamente a capacidade expressiva do nosso pensamento,se bem que há horas em que o pensamento fica tão limitado devido ao que se vive no momento, que a concentração passa a ser somente uma palavra no dicionário e não mais um ato concreto do nosso pensar. E então, a emoção já tomou conta de tudo, domina por um tempo nosso cérebro e deixamos de ser racionais.

Esses acontecimentos para quem escreve pode ser uma “mola” a impulsionar para vários escritos, que muitas vezes são a “válvula de escape” para atenuar-se um estado emocional vivido, mas também muitas vezes pode ser o “casulo” ao qual vou me fechar, ao qual nos  fecharemos, isolando-se da realidade.

Tenho ao longo do tempo percebido isso com muita ênfase no meus escritos. Minhas emoções, tem grande potencial de reger o que escrevo. Se estou analítico, escrevo sobre o mundo e o cotidiano, se estou apaixonado escrevo sobre o amor, se estou com raiva escrevo muitas vezes sobre as decepções,  e assim vou escrevendo.

Acredito que, para escrever, criar, tem que ser um pouco “masoquista” e deixar a emoção tomar conta, permitir que ela permeie os seus pensamentos e coloque-os numa bela “viagem”.

Mas nesse ponto alguém pode afirmar…. “ não acho que seja capaz de alguém ser somente racional ao escrever, a emoção sempre está presente” , e eu concordo com isso.

A emoção e a razão nos regem por uma vida inteira. De acordo à elas é que tomamos atitudes em nossa vida. Elas são amigas inseparáveis, dividem a liderança de nossa vida com maestria. Acredito que só há um intruso que pode fazer com que essa “amizade” venha entrar em conflito e fazer de nossa vida um verdadeiro cenário de constante luta, o EGO.

Eita “sujeitinho” metido. Ele tem a capacidade de persuadir as duas, a emoção e a razão, e fazer tudo pensando em si.

Pronto, quando isso acontece, o perigo da insanidade ronda nossos atos, nisso podemos tomar atitudes repentinas que podem nos fazer bem ou ter um final nada feliz.

Mas enfim, escrever é dar voz, as a duas, a emoção e razão tornando o ego algo sutil e poético. Ele não faz parte do ditado, não registra suas intenções.É mero espectador!

Em meu blog, tenho percebido como estou de acordo com o que escrevo. Há nas postagens uma grande carga do que estou vivendo no momento, nem sempre no dia que postei, mas sim no momento que escrevi, que fiz tal composição.

Percebo isso também em blog do mesmo tipo, com as mesmas características dos escritos, onde o autor coloca em cada nova criação o que está vivendo naquele momento.

Terapia perfeita!

O ser humano é um ser social, tem como integrante de si a necessidade da criação de grupos, porque não creio na vida isolada, ainda mais nos dias atuais. Isolar-se  de vez do mundo, é esperar o fim com cronômetro na mão!

Já pensou que ruim você não poder dividir um pouco de você com os outros e agregar um pouco do outro à você também?

Patologia total à quem faz isso como opção. E não incluo aqui nesse pensamento os movimentos sejam estilos de vida ou religiosos, porque se são movimentos, com certeza geram grupos. É diferente de quem o faz por medo e por alguns sentimentos que tomaram grande dimensão e se tornaram ervas daninhas, retirando o individuo do maravilhoso convívio social.

O bom de tudo isso é achar o ponto de equilíbrio! Porque totalmente normal querer estar no meio de pessoas, sejam parentes e amigos ou novas pessoas a serem conhecidas, e momentos depois querer estar só, viver por instantes o seu mundo sozinho. Essa alternância ao meu ver, nos faz refletir sobre o que somos, como vivemos e contribui e muito para um crescimento pessoal.

Enfim! Sejamos racionais, sejamos emocionais, sejamos sociais, sejamos solitários, somos no fundo humanos, e por isso tudo que somos, humano como somos. ã????

“Viajar” no pensar e refletir o que se pensa, é sempre bom! Deixo o convite.

_____________________________________

Escrita em 11/10/2010 -  20:40

Imagem: http://filosofialimite.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Sempre sabendo transcrever perfeitamente [:)]
    Realmente somos seres movidos pela emoção.. alguns mais.. outros nem tanto.. outros ainda deixando que a razão tenha maior destaque.. enfim.. nessas diferenças todas vamos nos distinguindo uns dos outros!
    Beijocas em seu coração...
    *verinha*

    ResponderExcluir
  2. Gracias Anderson, tienes un blog muy bonito y gracias por tu regalo de Navidad, eres un gran artista.
    Recibe mi ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Somos movidos pela razão e emoção quando escrevemos ou fazemos qualquer outra atividade.
    Só que quando colocamos a emoção, gera um campo de energia com maior ou menor grau de intensidade. Já a razão é mais fria e mecânica.
    O segredo é torna-se mestre de si próprio e ter o domínio, mas para isso leva tempo...!!!
    Lindo texto!

    Bjsss

    ResponderExcluir