Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Familia - A base para mundança!

Por Anderson Tomio






A família não nasce pronta, constrói-se aos poucos, é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar , pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode se o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiencia de amor.


A família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é conhecido que a família unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos, que tem afetado a sua estrutura, tais problemas ou desajustes familiar ocorre por motivos mais diversos tais como: o desrespeito de pessoas em relação as outras, inclusive no que tange a privacidade, à ausência do dialogo à motivação da vida a dois e a falta de amor, este último tem contribuído, em larga escala para a dissolução da estrutura familiar.

Ao modificar o entendimento da palavra, que considero divina, AMOR, que está acima da compreensão das últimas gerações, dominado-as inteiramente, por sentimentos materialistas. Gerações que se distanciam de DEUS, das coisas do espírito, de onde nascem a amizade, a ternura, o afeto, e que reforça o processo de tornar-se puro, o amor pleno, aquele que é engrandecido por sentimentos e não por instintos, muitas vezes primitivos. Se dentro do seio familiar, aplicarmos o nosso mais valioso dom, o dialogo e o entendimento, será o inicio, o primeiro passo para podermos praticar uma relação de qualidade com quem convivemos, e a partir disso pro amor é só consequência. O diálogo e entendimento no leva pra o Amor com as pessoas.

Não podemos esquecer que a educação repassada pela família, através dos tempos, se baseados nos valores morais e na ética, na religiosidade e fé, não são em tempo algum esforços perdidos. Uma criança, um jovem que vê nos pais, ou mesmo nas pessoas que o criam, bons exemplos, com certeza não terá por que não seguir, se os laços que sustentam esse vínculo forem estreitos, forem fortes.

As vivências em família nos fazem seres completos, que não há faculdade na vida que ensine o que podemos aprender em casa. Se recebemos de casa valores morais e éticos, se assimilados na relação diálogo confiança, não tem o porque nos perdemos no caminho.

A humanidade, em sua totalidade deveria pensar nisso e aplicá-la.

As mazelas do mundo, a violência, as drogas, os assassinatos, estupro, crimes contra o incapaz, jamais seriam notícias. Alias o fato de serem notícia o tempo todo revela que algo precisa ser feito, urgente, além disso acabamos por se acostumar com a violência que com o tempo poderemos achar que é normal. Mas não é! Atualmente, julho de 2010, os noticiários me deixar estarrecido. Fico pensando o quão animal o homem pode ser, exterminando sua própria raça. Nessas horas me sinto envergonhado de ser Homem, por ver na TV e Internet o quanto há de “psudohomens” pela quantidade de violência e barbaridades que cometem. Sem falar na violência gratuita, por motivos banais, que só visam elevar o ego de quem agride.

Mas tenho fé, na família(*), seja ela patriarcal, ou mesmo aquela que é formada de pessoas  sem consanguinidade mas que mantem um laço afetivo morando sob o mesmo teto. A família mudou, mas não era necessário mudar os valores.

Na verdade, desabafei, porque fico tão indignado com o que vejo no noticiário, e mesmo aqui via internet, em saber nós estamos aniquilando nossa própria raça. Falando em aniquilar, lembrei das questões ambientais, se tratássemos a violência como prioridade como o meio ambiente tem sido ultimamente, com certeza já teríamos mudado o mundo para um mundo de paz.

Mas com certeza, seria assunto para um novo debate.

___________________________

**A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto, com ou não grau de parentesco** -conceito atual de família:  .http://jusvi.com/artigos/39460

A evolução do conceito de família:
http://www.investidura.com.br/revista/index.php?option=com_content&view=article&id=237:o-conceito-de-familia-e-sua-evolucao-historica&catid=83:artigos

4 comentários:

  1. A família moderna como você a conhece é muito recente, historicamente, esta longe de ser uma instituição madura, por vezes transformou-se ao longo do tempo, e sem hipocrisia, foi da aparência, para relações de estado, e das burocracias institucionais, até as novas tentativas alternativas de liberdades individuais, mas enfim, para mim , a família cristã nem foi descoberta ainda.

    ResponderExcluir
  2. A família citada por Jesus, é definitivamente inalcançável para uma sociedade baseada na indústria e no consequente consumo, e quanto a violência familiar, está é tão antiga, quanto a própria família, infelizmente, aliás, deveria ser uma citação bíblica, o pecado realmente original.

    ResponderExcluir
  3. Julio,quisera eu ter me enganado,mas você me pareceu preconceituoso quanto ao que conceituei de "familia moderna" e levou ao pé da letra com fundamentos religiosos, mas o objetivo aqui não é esse de discutir esses fundamentos. Cada um crê da forma de quer, o que importa é o final do caminho, chegando todos juntos isso é que vale.

    A sociedade está ai pra quem quiser ver...a família "moderna" é real. Quisera que todos tivesse ao menos uma, porque viver sozinho na atualidade o ser humano logo perece. Amigos, quando não já há a ausência do entes tem papel importante; e mesmo sem laços de sangue, fazem toda diferença na vida de uma pessoa.

    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  4. Creo que la esencia de la familia ha sido vulnerada por los hábitos del trabajo moderno, tendente éste a concentrarse en grandes ciudades, jornadas largas, problemas de despazamiento, escasez de tiempo a dedicar a hijos y, sobre todo, a los ancianos. Lo cual no ocurría con las familias de los antepasados en el ámbito rural, donde todos permanecían todo el año en torno a una misma actividad principal. La gran pregunta es si es hora de plantearse otra forma de organización más abierta, más basada en comunidades más amplias y hermanadas, que al mismo tiempo puedan enriquecer las relaciones humanas.
    Un gran abrazo, Anderson

    ResponderExcluir