Seguidores

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A Chama Olímpica é o Brasileiro! #Rio2016

Por Anderson Tomio

Como condutor da tocha Olímpica que fui por um trecho das ruas de minha cidade, posso afirmar que o melhor das Olimpíadas Brasileiras é o seu povo. A emoção, alegria, o brilho nos olhos de cada um olhando para você, enquanto por suas mãos é levada a tocha, o fogo Olímpico é no mínimo resumida em união. Carreguei o povo Brasileiro em meus braços por alguns instantes, e percebi a beleza de coração que esse povo tem. 
A chama que era conduzida, aquecia irradiava luz, mas nada se compara ao calor humano e a energia emanada pelas pessoas que aguardavam a passagem deste condutor, levando consigo o simbolo máximo dos Jogos Olímpicos. Momento Único!
E nesse momento ha que quero chegar...a singularidade deste dia.
Vi de um outro ângulo as pessoas que me observavam, que aguardavam por tempo a chegada e passagem da tocha Olímpica. Ela veio! Ela passou! 
E muitos podem se perguntar o que tem mudado em suas vidas? Amanhã terei de continuar minhas atividades normalmente e o país continuará com sequelas de erros cometidos pela irresponsabilidade administrativa por muito tempo. Não precisamos fechar os olhos e muito menos deixar de raciocinar. Continuamos brasileiros! E que povo!
O momento é único em minha vida, e pode ser na sua também. Esperamos por tempo a passagem do cometa Halley, ele veio e tem data de volta a cada 75 anos.(Último periélio 9 de fevereiro de 1986 (30 anos). Próximo periélio, 28 de julho de 2061).E as Olímpiadas no Brasil, quando teremos novamente? O momento Olímpico, o agraciamento das modalidades esportivas e dos atletas, não deve ser penalizado pelo que é ruim na administração de nosso país. Penso que há muitos atletas que esperam por este momento como sendo o a única chance que eles tem na vida de brilhar e fazer o seu melhor, isso depois de anos e anos de treino e preparação. Vamos podar isso de nossos atletas? Deixar cabisbaixo quem tanto nos dá orgulho, quem tanto tem lutas pessoais a cada dia para vencerem e levar nosso nome de país para marcos da história? Não é justo punir todo um contexto esportivo por um engajamento ou luta política. Esporte é uma das formas de inclusão, de crescimento, de superação e de qualidade de vida. Os jogos olímpicos é a consagração de tudo isso em nível mundial. É nesse momento que eu me uno a você, independente de raça, de credo, de sexualidade, de ideologias, de níveis econômicos e somos um só. Somos uma nação Olímpica! 
E nessa nação olímpica que eu creio, onde pude perceber ao passar conduzindo a tocha, famílias inteiras unidas, pais com seus filhos, crianças e seus sorrisos, idosos, todos mesmo, uma população que se unia para vibrar e receber com festa o simbolo olímpico. Ouvi pais explicando a seus filhos o que representava este momento e o que se estava vivendo. Toda essa energia, essa felicidade eu senti ali, em 200 metros mágicos. Sem protestos, sem gritos ou vais de reprovação, o motivo e o momento pedia isso, é o momento de união para sermos um só e torcermos por nossos atletas. Aliás atletas estes que treinam, se dedicam, buscam apoio na família, amigos, patrocínio, porque viver de esporte é estar a mercê de um salto para o ouro, ou uma queda para o esquecimento. 
Aproveito para agradecer a manifestação de carinho do povo de minha cidade, do aperto de mão e um sorriso de quem eu não vira antes e nem o nome se quer eu sei ou saberei. O abraço de uma criança que enquanto me abraçava com toda alegria, gritava brasil. O que dizer desse gesto? Nesse momento já não sentia mais meus pés ao chão, eu já flutuava e fazia parte de toda a multidão, digo eu, enquanto condutor, pois o motivo do encontro das pessoas nas calçadas, sacadas, janelas era somente um, ver e acompanhar a passagem do fogo olímpico.
Percebi o Brasileiro é o Fogo Olímpico! Somos nós que estamos responsáveis pela singularidade deste momento  que é propicio para enaltecermos o esporte, a união do nosso povo e que desde já não temos time, somos Brasil!
Continuemos pensantes, ativos em raciocínio, sabendo que para cada coisa há seu lugar, e quando a tocha passar, quando nossos atletas estiverem em quadra, o momento é esporte, é o momento de provarmos que ali somos os melhores. Não ofusque, não apague, não tire isso de ninguém, afinal o cometa sabemos quando volta, as Olimpíadas não. E que estejamos todos aqui quando o primeiro deles regressar.

------

Imagem: Site da prefeitura de Itajaí - credito da foto: Victor Schneider

Um comentário:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir