Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ensaio sobre a razão, emoção e comoção de massa (traumas coletivos)

Por Anderson Tomio

Não lembro o meu passado, resolvi esquecer bem a parte que eu não gostei. Tinha ali um pouco de tudo, mas um rio corria feito turbilhão, rodando em circulo num movimento sem fim. Hoje não faço questão de lembrar-me de forma explícita, mas sei muito bem o que tem ali naquela “gaveta escura” e prefiro não revirá-la. Mas é inevitável uma coisa:

Dê que forma conseguimos esquecer momentos ruins de nossa vida?

Podem dar mil respostas! E acredito ser a mais numerosa delas, a de sugerir sobrepor o ruim com um momento e coisas boas. Boa tentativa!

Mas o que se sobrepõe sufoca o que está embaixo, mas não apaga. E assim, a meu ver, acredito que não conseguimos esquecer coisas ruins, marcantes, porque temos na nossa sapiência, em nossa característica, a de enfatizar o negativo e deixar o positivo pra horas de euforia. E a vida segue!

Frieza não é o que quero, nem muito menos, relevância, o que busco é pensar.

Rever a minha história, sugerir que você reveja a sua e encontre nas memórias segredos que você não mais lembrava, mas estavam ali adormecidos numa “gaveta escura” de sua memória. Usamos tantas formas de colocar o que foi ruim na gaveta, seja sobrepondo por coisas boas, seja evitando associar semelhanças ao fato, seja, simplesmente dizendo, que não se lembra dessa época.

Somos espertos, tentamos de algumas formas enganarmos nossa mente, mas ela ágil e rápida, Põe o que queremos na tal gaveta, mas cria um “backup” pra uma eventualidade que fará com que tudo venha à tona, como uma mola, de forma inesperada e veloz. São traumas que acordam.

Neste ponto, eu fico pensando nos traumas de massa. Nas dores e emoções em cadeia, que causam grande repercussão e ativam efeitos dominó.

Exemplo:

Vou citar dois na verdade, em questões diferentes.

· Morte do ex-vice presidente José Alencar

· Massacre na Escola Municipal Tasso Oliveira, Realengo/RJ

No primeiro caso, uma morte, onde o a vitima é vista como herói, porque buscava a cura ou a melhora pra quadros clínicos decorrentes do câncer, o que levou em tempo aproximado 16 anos e muitas intervenções médicas.

No segundo caso, também morte, mas agora de vários indivíduos crianças, que estavam em uma escola pra estudar. São alvejadas por tiros provenientes de arma de fogo que estava sob poder de um ex-aluno, que se dizia humilhado nos tempos escolares.

Não discordo que ambos os casos, são lamentáveis, mas um sobrepôs ao outro um “apagão” Houve comoção em massa no primeiro caso, ouve comoção em massa no segundo caso, e na sucessão de emoções, um fato colocou o outro na “gaveta escura” que se fará comover novamente a cada lembrança como se vivêssemos tudo novamente. Bom, devem estar me perguntando onde quero chegar..., pois bem aqui mesmo; que nossas lembranças ruins são sobrepostas de outras e camufladas na mente. Nesse ponto, podemos criar ou não o bloqueio, voluntário ou involuntário, mas na maioria dos casos, voluntário, mas de forma inconsciente. Quando afirmo isso, não busco em livros de psicologia ou mesmo de áreas que poderiam explicar como a sociologia e a antropologia, no sentido de estudarmos o comportamento social humano e a história do homem frente a isso de forma mental e física.

Meu ensaio, nada mais quer convidar você a refletir comigo, como nas questões coletivas, a vida em sociedade, se não nos “antenar-mos” somos levados pela maré. Seja ela de fato, coerente, ou mesmo um frenesi sem precedente. Os sentimentos de massa são perigosos. Podem ser, de revolta social político econômicas, de medo e insegurança, ser um canal de voz, as minorias que se tornam percebidas, vistas e atribuídas importância.

Sempre que ocorre algo assim, penso em quantos milhares de brasileiros nem se quer analisaram a situação ao qual se revoltaram e se sentem também revoltados pelo movimento que se apresenta. A massa gera massificação! Obvio, mas de muitos sentidos, sujeito a muitas analises.

Já refletiu? Pois bem, aja por você, expresse os seus reais sentimentos, e só faça parte da multidão, se ela estiver fazendo parte de você, caso contrário, reme contra maré e perceba nesse oceano.

Respeito ambos os fatos mencionados. Ambos que entristecem muito. Mas eu tinha que utilizar algo de relevância, algo com que você também possa ter visto e sentido, se não de nada valeria ensaiar.

Num breve resumo, buscar o entendimento de nossas emoções, serem também racional, porque as emoções nos impedem de agir de forma coerente.

É arriscado! Mas sei que amanhã muitos terão esquecido o massacre, como já esqueceram o ex-presidente e assim por diante. E o que fizemos?

Vimos tudo ocorrer diante dos olhos, fomos e somos testemunhas oculares da história e nem pra isso fazemos mudar o rumo de nosso futuro.

Deixo com o objetivo de instigar o pensamento, a pergunta:

O QUE VOCÊ QUER VER AMANHÃ NO NOTICIARIO QUE TERÁ CAPACIDADE DE ENVOLVER EM MASSA OS BRASILEIROS?

P.s: desafio mesmo é envolver grupos sem a mola das emoções.

Posso ter escrito algo que você não concorde ou tenha a acrescentar, mas de forma a expressar o que penso, ensaiei.

 

Um comentário:

  1. Oi Anderson,

    Esta é uma gd reflexão!
    Pois... as coisas acontecem e realmente amanhã todos nós já esquecemos... e continuamos a viver nossa vidinha de sempre...

    Considero esses dois fatos bem marcantes,
    com certeza o segundo já escondeu o primeiro...
    foram... estão aí p/ darmos exemplos, mas poucos vão senti-los como deveriam...

    Penso, que gostaria de ouvir que o mundo tomou cosciencia do que é o verdadeiro significado da palavra AMOR!

    Talvez um pouquinho... pois amanhã teremos no BRASIL o show da banda U2... na qual já movimenta pessoas para o esquecimento destes dois últimos fatos que sensibilizou o coração de milhões de brasileiros...

    Meu amigo... meu sonho é uma UTOPIA!
    Fico triste de ver o quanto ainda ESTAMOS HUMANOS... pesados... vibrando em uma energia densa... numa energia que só pensa no material, absurdamente egoísta!!!!!

    Eu gostaria que todos amanhã ao acordar estivesse
    conectados no...
    AMOR e na PAZ pelo Nosso PLANETA!!!! verdadeiramente... todos juntos, de coração...
    mas, como já lhe falei, isso que gostaria, é uma gd Utopia... e vc vai dizer que isto envolve a mola da emoção...

    Mas acima de tudo... é o que eu acho que realmente precisamos! Ouvir e acreditar... não só o Brasil mais o mundo inteiro!

    abç de luz
    MYS

    ResponderExcluir