Seguidores

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A importância dos Nutrientes nas Alterações de Comportamento

A Importância dos Nutrientes nas Alterações do Comportamento
Qui, 18 de Março de 2010 23:21 jefferson

Na Busca acelerada pela informação de qualidade , que é sempre uma grande aliada para a melhoria de nossas escolhas e pelo direcionar do nosso Viver com maior satisfação, equilíbrio e Saúde, compreender os fatores que colaboram e se relacionam com o Prevenir Disfunções e Doenças , hoje em dia tem sido mais fácil . Graças à velocidade da Informação de Qualidade e à abertura ao grande público através da Mídia, o indivíduo que acessa canais difusores da Saúde, saberá quais alimentos deve ingerir mais ou evitar , os nutrientes - minerais, vitaminas, aminoácidos,enzimas - mais recomendados para o seu estilo de vida e onde encontrá-los nos alimentos, embora já seja reconhecido que com a vida agitada nos grandes centros urbanos e ambientes com alta poluição - atmosférica, sonora e química- , a necessidade de nutrientes se faz maior que a média obtida em excelentes programas alimentares, ou seja, não basta alimentar-se muito bem e achar que o organismo assim dará conta em defender-se de tantos fatores agressivos e que são fundamentais ao adoecimento . Vale sempre a máxima '' é melhor prevenir do que remediar'' ! Um fator de importância e complexo no adoecimento é a intoxicação e contra efeitos dos medicamentos , que são indicados de maneira tão freqüente e pouco consciente, o que inevitavelmente vem resultando em um quadro alarmante e lamentável em nossa Saúde Pública.
O Estudo dos nutrientes para Saúde Humana é a maior promessa para a recuperação e preservação de uma Vida Saudável que toda a Ciência vem noticiando nos últimos anos. O resultado ao acessar e por em prática tais informações é o alcance de um patamar de Saúde Global ( Psíquica e Orgânica ) sem igual .
Exemplificamos que a constituição de nosso corpo é formada por minerais , sendo o Cálcio o principal em quantidade , ultrapassando a um quilograma. Como uma imensa orquestra interativa os nutrientes são indispensáveis às funções que se processam a cada instante , como a circulação, batimento cardíaco, dilatação e contração, assimilação e eliminação, defesa imunológica,entre outras. Sendo que a interferência de substâncias químicas largamente usadas e indicadas como Diuréticos, Inibidores do Apetite, Anticoncepcionais, anti-hipertensivos, antiácidos, antibióticos , anti-inflamatórios,corticóides, entre outros alteram bastante a ação e concentração dos nutrientes em nosso organismo, gerando alterações nas funções ou disfunções , estágio em que geralmente não se consegue diagnostico e em seguida a doença vai instalando-se , cronificando-se e agravando-se no indivíduo. Uma questão pode ser lançada: O que falta para isso não acontecer tanto como acontece e a nossa Realidade de Saúde Pública ser outra ?
Inseparáveis são as alterações funcionais com as do comportamento, então , ansiedade, irritabilidade ,síndrome de pânico, depressão,insônia, falhas na memória estão relacionadas com a má interação dos nutrientes com a química dos medicamentos, seu bloqueio, sua eliminação em excesso , seu déficit, as toxinas medicamentosas , os aditivos alimentares e etc.
Assim como a evolução das doenças neurodegenerativas que vem crescendo temerosamente e necessitam de abordagem nutricional adequada especialmente preventiva.

Alguns Nutrientes alcançaram o Status de Vitais às funções Neurológicas como :
Lítio
Fontes : água mineral, algas marinhas, clorela,gengibre,caldo-de-cana,leite materno.

Manganês
Fontes:castanhas ,granola ,espinafre

Magnésio
Fontes : tofú,castanhas,gérmen de trigo , granola,espinafre,linguado

Cálcio
Fontes: sardinhas,iogurte,tofú, espinafre, agrião

Zinco
Fontes : Ostras, gérmen de trigo, fígado

Ácido Fólico
Fontes : fígado,espinafre,feijão, brócolis

Vitamina B12
Fontes: ostras, atum...

Vitamina B6
Fontes: banana, granola

Colina e Inositol
Fontes: Lecitina de soja, ovos caipira, gérmen de trigo, granola

Triptofano e Tirosina
Fontes: Leite Materno,ovos, proteína de soja, lentilhas , aveia

Prof. Alexandre Quarto
Terapeuta Nutrifuncional e Psicossomatologista
Prof Alexandre Quarto -
Terapia Psicossomática , NutriFuncional e Ortomolecular. CRT 32128

Email: bioquantica@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

www.quartzovital.com.br


( Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e
do Centro de Psicologia Reichiano)

Retirado do site:http://ramatis.org.br/index/index.php/artigos-de-saude/16-a-importancia-dos-nutrientes-nas-alteracoes-do-comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário